Baterias VRLA: Tudo o Que Você Precisa Saber

Baterias VRLA: Tudo o Que Você Precisa Saber

Atualmente, existe uma grande variedade de baterias industriais desenvolvidas para atender às mais diversas demandas. Mas é claro que algumas alternativas se destacam por questões como a eficiência, a versatilidade e também a simplicidade na realização da manutenção. Um bom exemplo nesse sentido são as baterias VRLA.
Desse modo, apresentaremos abaixo as principais informações sobre esse tipo de bateria. É uma leitura obrigatória para quem lida com projetos industriais e precisa escolher as melhores baterias para diferentes necessidades.
Se esse é o seu caso, leia atentamente e fique por dentro de todos os detalhes sobre as baterias VRLA!

O que é uma bateria VRLA?

Também chamadas de baterias seladas, as baterias VRLA representam o que há de mais moderno, eficiente e seguro no mercado. VRLA é a sigla para Valve Regulated Lead Acid (Ácido de Chumbo Regulado por Válvula).
Isso significa que uma bateria VRLA tem válvulas que possuem a função de regular a pressão. Sendo que são essas válvulas que garantem a segurança das baterias no sentido de evitar explosões.
Uma informação relevante diz respeito ao fato de que as baterias VRLA são estacionárias. Ou seja, a utilização delas deve ser feita em aplicações que não demandem movimentação da bateria durante o uso.

Tecnologia aplicada nesse tipo de bateria

Como é possível perceber pelo significado da sigla VRLA, essas baterias são desenvolvidas usando a tecnologia chumbo-ácido.
Em termos técnicos, diz-se que, nesse tipo de bateria, o eletrólito, que é o elemento ácido, fica confinado em uma manta de microfibra de vidro (bateria AGM VRLA) ou permanece gelificado (bateria GEL VRLA). Dessa forma, não ocorre o vazamento do eletrólito, inclusive quando ele é utilizado em posições menos convencionais.

Usos/aplicações mais comuns e benefícios das baterias VRLA

Uma das características mais interessantes das baterias VRLA é a versatilidade. Elas têm diversas possibilidades de uso. Entre as mais comuns estão:
·        Nobreaks (UPS);
·        Sistemas de segurança, controle de acesso e alarmes;
·        Brinquedos elétricos;
·        Inúmeras aplicações industriais;
·        Sistemas de energia renovável;
·        Usinas; e
·        Sistemas de telecomunicações.
Entre os benefícios das baterias VRLA pode-se destacar questões como:
·        O desempenho otimizado;
·        A inexistência de emissão de gases;
·        A possibilidade de utilizá-las e transportá-las em diferentes posições sem a ocorrência de vazamento do eletrólito;
·        A excelente durabilidade (as baterias VRLA têm vida útil estimada de até uma década, caso sejam utilizadas sempre em condições adequadas);
·        A viabilidade de usá-las em ambientes fechados e com a presença de seres vivos sem o risco de ocorrerem contaminações e/explosões;
·        A disponibilidade em inúmeras capacidades e tensões, o que proporciona uma grande diversidade de aplicações/usos; e
A baixa recorrência e a facilidade para a realização de manutenções, que se resumem às limpezas externas.