A Manutenção Preventiva como aspecto gerador de segurança operacional e economia

A Manutenção Preventiva como aspecto gerador de segurança operacional e economia

Os Tipos de Manutenção estão devidamente detalhados na NBR 5462 (de Novembro de 1994), que estabelece os principais conceitos e terminologias inerentes à Confiabilidade e Mantenabilidade de Equipamentos. Em seu item 2.8.7, a NBR 5462 define a Manutenção Preventiva com o seguinte texto:

“Manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.”

A partir disso, é possível concluir que quaisquer “ações” efetivadas com o objetivo de evitar falhas nos equipamentos estão inseridas no conceito de Manutenção Preventiva. Algumas delas são:

  • A troca de itens desgastados;
  • A limpeza/lubrificação de peças; e
  • A realização de ajustes diversos.

Porém, na prática, o que torna a Manutenção Preventiva imprescindível para as empresas? Para entender isso, é necessário saber, entre outras coisas, em quais aspectos ela tem influência direta.

Continue lendo e confira os principais detalhes sobre esse tema!

Por quais motivos adotar a Manutenção Preventiva é indispensável para as empresas?

Indústrias, fábricas e diversos outros tipos de negócios contam com cada vez mais máquinas em suas operações. Além disso, o número de atividades desempenhadas por equipamentos inteligentes é crescente. Sendo que, graças às automações, isso é uma realidade em praticamente todos os setores.

Dessa forma, as empresas não podem dar margem para falhas em suas máquinas, pois qualquer interrupção pode gerar grandes perdas no processo produtivo.

É nesse ponto onde entra a relevância da Manutenção Preventiva. Em uma análise objetiva, pode-se dizer que ela tem influência na disponibilidade ininterrupta dos equipamentos.

Ou seja, empresas que não realizam esse tipo de manutenção, uma hora ou outra, inevitavelmente, terão perdas em suas operações devido a falhas em seus equipamentos e consequentes paradas não programadas.

Além disso, não fazer manutenções preventivas deixa as empresas sujeitas a grandes complicações no caso da ocorrência de acidentes. E isso vai muito além de perdas na produtividade. Refere-se, principalmente, à integridade física dos colaboradores e eventuais problemas judiciais.

Diante de tantos riscos aos quais os negócios ficam vulneráveis ao não adotarem a Manutenção Preventiva, fica claro que ela, de fato, é imprescindível. Contudo, além de evitar problemas, ela também gera alguns benefícios de grande valor.

Os 2 principais benefícios da Manutenção Preventiva

A garantia da continuidade operacional e a diminuição do risco de acidentes já são benefícios muito relevantes da Manutenção Preventiva. Mas ela também influencia diretamente em questões administrativas e financeiras.

E, na prática, essas são as maiores vantagens obtidas pelas empresas.

1. Aumento da segurança operacional

Tendo seus equipamentos devidamente protegidos contra falhas, as empresas têm muito mais segurança operacional. E isso é essencial, por exemplo, para:

  • Aumentar a produção para atender a demandas sazonais;
  • Fechar negócios/parcerias que gerem a necessidade de aumento imediato da produção; e
  • Gerar credibilidade perante o mercado (atraindo mais parceiros e até investidores).

2. Obtenção de uma economia considerável (principalmente no longo prazo)

Ao mesmo tempo em que previne falhas e panes nas máquinas, a Manutenção Preventiva prolonga a vida útil delas. Dessa forma, especialmente considerando o longo prazo, há uma economia considerável.

E isso vale tanto em relação à aquisição de peças de reposição como à compra de equipamentos pesados. Inclusive, neste último caso, como são máquinas com valor elevado, ao fazerem essa economia, os negócios conseguem destinar capital a outras demandas relevantes.

Fato é que, em termos práticos, a Manutenção Preventiva agrega muito valor às empresas. E como a utilização de máquinas aumenta cada vez mais, ela tende a ter ainda mais importância nos próximos anos. Por isso, deve ser considerada nos planos de negócios das novas empresas e no planejamento financeiro daquelas que já estão em atividade.

Você acha que os benefícios mencionados acima agregariam valor à sua empresa? Então conheça o Contrato de Manutenção da Power View e garanta todas essas vantagens para o seu negócio!