Bateria Estacionária, VRLA e AGM: Conheça os principais tipos de baterias de energia
O uso de sistemas/equipamentos de armazenamento de energia é uma demanda comum a praticamente todos os projetos elétricos. Sem eles, qualquer interrupção ou instabilidade no fornecimento primário pode comprometer os trabalhos. E as baterias de energia, seja a Estacionária, a VRLA ou a AGM, têm um papel fundamental no âmbito dessa questão.
Elas são elementos essenciais para o funcionamento dos sistemas de armazenamento, como os nobreaks, principalmente em ambientes industriais. Também há baterias voltadas, por exemplo, à entrega de um melhor desempenho nos automóveis. Dessa forma, é importante saber escolher as melhores baterias levando em conta a demanda que elas irão suprir.
Por isso, detalharemos abaixo as características dos principais tipos de baterias de energia, destacando a utilização ideal de cada um deles. Confira!
Bateria estacionária
A primeira característica importante que você deve conhecer em relação às baterias estacionárias é que elas são desenvolvidas com a função de fornecer energia em grande escala por períodos prolongados. Por terem placas de chumbo espessas, elas possuem ampla durabilidade e elevam a autonomia dos equipamentos nos quais são utilizadas.
Essas baterias de energia recebem esse nome (estacionárias) pelo fato de serem projetadas para a instalação fixa em determinado local. Sendo que, para terem o melhor desempenho, o ideal é que elas sejam empregadas em ambientes com temperatura padrão em torno de 25°.
As baterias estacionárias são muito versáteis, podendo ser aplicadas em diversos tipos de sistemas/equipamentos. Entre eles:
- Nobreaks;
- Sistemas de energia solar;
- Sistemas de monitoramento remoto;
- Caixas eletrônicos;
- Alarmes; e
- Centrais telefônicas.
Baterias de energia VRLA
As baterias VRLA são um tipo de bateria de energia estacionária. Sendo que a principal característica delas é a segurança. Elas são fabricadas em chumbo ácido, possuem o eletrólito confinado, são reguladas por válvulas e apresentam uma excelente performance. Outra grande vantagem dessas baterias de energia é o custo ínfimo com a manutenção.
Por serem desenvolvidas com tecnologia que impossibilita a dispersão de gases tóxicos, as baterias de energia VRLA são recomendadas para uso em ambientes fechados sem ventilação especial – exceto onde exista calor excessivo – e com a presença de seres vivos e diversos tipos de sistemas eletrônicos.
Elas são bastante empregadas, por exemplo, em ambientes domésticos e hospitalares.
Bateria AGM
As baterias AGM estão inseridas no padrão de baterias VRLA. Sendo que elas são recomendadas especialmente para automóveis que demandam um desempenho superior. Um bom exemplo nesse sentido são os carros com o sistema start-stop.
AGM é a sigla para Absorbent Glass Mat (Manta de Fibra de Vidro Absorvente). Na prática, as baterias AGM têm a capacidade de absorver – em seus separadores – a solução ácida, ou seja, o eletrólito, integralmente. Sendo que isso ocorre devido ao elevado poder de absorção da microfibra de vidro.
Dessa forma, essas baterias de energia têm uma distribuição homogênea do eletrólito, viabilizando a entrega de um desempenho elevado. Com isso, as baterias AGM são recomendadas para aplicações avançadas.
Algumas das principais vantagens dessas baterias são:
- O fornecimento eficiente de energia durante longos períodos;
- A possibilidade de utilizá-las em diferentes posições;
- O elevado nível de segurança e resistência e a excelente durabilidade;
- O fato de elas não emitirem gases; e
- A inexistência da necessidade de realizar manutenções.
Como foi possível perceber, existem distinções bastante significativas entre os diferentes tipos de baterias de energia. E conhecer as características de cada um deles é determinante para fazer a escolha adequada para a sua demanda.
Na Power View, você encontra uma grande variedade de baterias. Clique aqui e analise quais alternativas melhor se encaixam à sua necessidade!