Nobreaks de dupla conversão: tecnologia e seus benefícios
Para garantir a continuidade ininterrupta das operações da sua empresa é necessário adotar certas precauções, principalmente com relação à rede de energia elétrica.
Usando equipamentos conhecidos no Brasil como Nobreaks — em outros países são chamados de UPS (Uninterruptible Power Supply) — é possível garantir esta proteção, evitando possíveis prejuízos aos seus negócios.
Nobreaks são usados com dois objetivos distintos. O primeiro é garantir uma reserva de energia em caso de interrupções não programadas (blecautes, por exemplo), ou qualquer incidente no fornecimento que possa causar sérios danos aos equipamentos e dados da sua empresa.
Já o segundo diz respeito a filtragem da energia elétrica fornecida pelas concessionárias. O Nobreak equaliza e equilibra as ondas em seu formato mais puro (senoidal) padronizando o fornecimento de energia a fim de garantir a segurança e o funcionamento correto de aparelhos.
Existem diferentes tecnologias de nobreaks para atender com qualidade e eficácia às diferentes demandas do mercado, e cada uma delas impõe um funcionamento diferente para o sistema. Isto é o que chamamos de modo de conversão.
Diante da evolução contínua dos equipamentos, é normal que haja confusão em relação às topologias e especificações diferentes.
Por isso escrevemos este artigo: para ajudar você a entender melhor quais são as conversões existentes de Nobreaks, funcionalidades e seus benefícios.
Boa leitura!
Nobreaks Semi Senoidais
Para compreender o funcionamento dos Nobreaks Semi Senoidais, é importante saber o que é uma onda semi senoidal.
Trata-se de uma opção intermediária, superior à onda quadrada e mais econômica que a opção senoidal. Na onda semi senoidal as variações são feitas em intervalos maiores, evitando os picos abruptos e oscilações de energia encontradas nas ondas quadradas.
Os Nobreaks semi senoidais, também conhecidos como standby ou off-line, permitem o desligamento de equipamentos da rede até que o nobreak detecte um problema. Em seguida, acontece o fornecimento de energia para os equipamentos conectados através da sua bateria.
Este processo garante uma proteção segura contra quedas bruscas, surtos ou falta de energia. Por isso são indicados para uso de equipamentos com fonte chaveada, como periféricos de informática simples, sistema de alarmes, entre outros equipamentos.
Contudo, vale ressaltar que como a faixa de operação normal é geralmente restrita, esses equipamentos semi senoidais terão que recorrer regularmente as baterias, causando uma redução na autonomia da bateria e na sua vida útil.
Nobreaks Senoidais
Os Nobreaks Senoidais, também conhecidos como modelos line-interactive ou linha interativa, transferem as ondas de energia em seu formato mais puro, mantendo-as equalizadas, equilibradas e idênticas à das redes de energia elétrica.
A característica marcante desta topologia de nobreaks é a evolução comparada aos nobreaks Semi Senoidais. A principal diferença é que o inversor permanece ligado de forma contínua. Em caso de queda na tensão, um circuito de monitoramento é responsável pela utilização da energia do inversor.
Com a função de regular a tensão, este equipamento aumenta e diminui a energia da rede conforme necessário, antes de transferir para os equipamentos protegidos ou para a alimentação de baterias.
O principal diferencial dos Nobreaks Senoidais se é a capacidade de realizar a conversão para o modo de bateria em um tempo de 3 a 8ms (milésimos de segundo), fazendo com que os equipamentos não percebam essa transferência.
Assim como ocorre com os Nobreaks semi senoidais, o problema dos senoidais também está na grande necessidade de energia, já que o inversor precisa ficar continuamente acionado.
Nobreaks de Dupla Conversão
De todos os tipos de equipamentos que possuem o modo de conversão, os Nobreaks Dupla Conversão (também conhecidos como online ou de corrente contínua) são os que oferecem os maiores índices de proteção.
Isso porque estes equipamentos podem garantir uma energia de qualidade com tensões e frequência rigorosamente controladas e independentes de rede elétrica.
Ao contrário dos semi senoidais e senoidais, eles não apresentam interrupções nas transferências de cargas. Também garantem uma vida útil prolongada porque não recorrerem ao uso das suas baterias frequentemente.
Devido à sua topologia diferenciada, oferece uma proteção segura contra os principais distúrbios da rede elétrica, que são: falta de rede, subtensão e sobretensão, surto de tensão, variação de frequência e ruído.
Por esse motivo, os sistemas de dupla conversão são destinados a equipamentos muito sensíveis. Por exemplo: grandes servidores, aparelhos médicos, indústrias, data centers ou quaisquer outros aparelhos que necessitam de uma proteção ainda maior.
Outras vantagens dos Nobreaks de Dupla Conversão (online)
Nos sistemas de dupla conversão, quando há queda de energia elétrica, os equipamentos ligados ao Nobreak não notarão nenhuma diferença, já que são alimentados o tempo todo por meio do circuito inversor.
Esses equipamentos podem possuir carregadores de baterias inteligentes, capazes de gerenciar o estado, a temperatura e os processos de carga das baterias. Isto irá prolongar a vida útil das baterias.
Além de apresentar maior confiabilidade e robustez, é possível acrescentar uma chave estática para realizar transferências de carga do inversor para a rede.
Tal medida é necessária durante, por exemplo, situações de sobrecarga, curto-circuito, falha no inversor ou para a realização de manutenção no equipamento.
Os Nobreaks de dupla conversão oferecem ainda o sistema de Bypass interno, que atua em situações emergenciais.
Por exemplo, em caso de falhas internas ou externas ao Nobreak, a carga será desviada sem interrupção para o “By-pass”, mas sem desligá-la.
Em tal situação, o Nobreak informará ao usuário, através de alarmes sonoros e visuais ou por e-mail, que está em falha e em modo “By-pass”, para que seja tomada a medida corretiva adequada.
Diante destas características, fica claro que os Nobreaks que possuem o modo de dupla conversão oferecem benefícios diferenciados. Resumindo, para cada aplicação existe o Nobreak ideal, e o mercado oferece diversas soluções.
Qual é o Nobreak ideal para sua empresa?
Antes de investir em um nobreak, é recomendado que as empresas analisem as reais necessidades da operação e quais equipamentos são os mais adequados para garantir maior segurança e eficiência energética.
O ideal é buscar apoio de uma empresa especialista no assunto. A Power View tem o compromisso de indicar a melhor solução em energia para seus clientes.
A equipe de especialistas e consultores é preparada para analisar o ambiente e infraestrutura energética, entender quais são as reais necessidades e vulnerabilidades do sistema e indicar as melhores soluções e serviços para sua organização.
Além disso, é Premier Partner APC by Schneider Electric.
Entre em contato e conheça os serviços e produtos.